Copião Digital – Aprenda a montar um índice de fotos no Photoshop para economizar na impressão e agilizar o processo de aprovação dos clientes


Para quem trabalha em lojas de fotografia sabe muito bem o que é e a importância de um copião. O nome é estranho e variável. Alguns fotógrafos chamam também de index ou prova de contato. Indiferente a nomenclatura, o copião é um conjunto de fotos impressas em formato reduzido numa página. Em vez de imprimir todas as fotos individualmente no formato 10×15 ou 7×10, por exemplo, para o cliente avaliar e aprovar as melhores fotos, que tal apresentar pequenas amostras. O copião é um excelente recurso para economizar tempo e dinheiro. Vamos as etapas para criá-lo no Photoshop.

Acesse o comando Página de Amostra II localizado no menu Arquivo > Automatizar (fig. 1). Indique na opção Procurar a localização da pasta com as imagens para criar o index. Se as imagens estão em várias pastas, ligue a opção Incluir Todas as Subpastas.

A seguir, determine as dimensões da página, a resolução e o modo de cores (Tons de Cinza, Cores RGB, Cores CMYK ou Cores Lab). Nesse exemplo, vamos criar uma página de amostra em formato A4 (21 x 29 cm), 300 DPI, no modo RGB (fig. 2). Se ligada, a opção Achatar Todas as Camadas cria a página de amostra em apenas uma camada.

Na seção Miniaturas escolha o layout da página. Para um index com 24 fotos, indique quatro colunas e seis linhas. Veja que o layout da página de amostra muda conforme você altera os valores. Deixe ligadas as opções Espaçamento Automático, Girar para Melhor Ajuste e Utilizar Nome do Arquivo como Legenda. Reduza apenas um pouco o tamanho da fonte, de 12 para 9 (fig. 3). Ao clicar OK, o Photoshop começa a montar o index. Em três ou quatro minutos está pronto. Um index perfeito com o melhor ajuste das fotos o nome dos arquivos logo abaixo. A figura 4 mostra o index final. Se houver mais imagens do que o espaço da página permite, o Photoshop automaticamente cria uma segunda página de amostra (fig. 5).

Quando o index estiver pronto, imprima e chame o cliente para aprovar as melhores imagens ou, melhor ainda, envie por e-mail o arquivo. Assim você ganha mais tempo e não gasta com a impressão.

Publicado em 18 de dezembro de 2008, em Photoshop. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Falando no copião, porque o meu copião feito no photoshop não fica na ordem? eu faço em tamanho A4 com 7 colunas e 6 fileiras (42 imagens) e fica a ordem assim ” 1,10,11,12… no final fica 82,83,84,85,100,101… nossa é horrivel, se puder me ajudar desde já agradeço.

  2. ONDE ENTRO NO CS4 PRA FAZER UM COPIÃO?

  3. No meu photoshop algumas opções não estão habilitadas, como devo proceder, se possível me informe, por forvor!!!

    Abço,
    Assis Oliveira

  4. Reinaldo, renumere os arquivos começando. por exemplo de foto (1001) até foto (1123) para 123 fotos. Utilize o explore para isto !

    Mario, meu chará, você tem de instalar o pluin Contact Sheet II.

    Mario RBS

  5. carlos sergio lemos tenorio

    Estou tentando fazer um copiao no cs5 e nao estou conseguindo alguem pode me ajudar?

  6. carlos sergio lemos tenorio

    pretendo fazer um copiao automatizado como devo fazer?

  7. carlos sergio lemos tenorio

    copiao automatizado no cs5

  8. Good day! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.

    If you know of any please share. Many thanks!

  9. Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of
    your web site is wonderful, as well as the content!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: