Bate, bate, coração


Emagreça com Saúde!

A quantas anda seu baticum durante o exercício? Trate de saber se quer perder peso pra valer

por Thaís Cavalheiro
site http://www.saude.abril.com.br

Página 1 de 1

Toda e qualquer atividade física – não só as esportivas – ativa o metabolismo e leva ao gasto energético. Até mesmo as mais prosaicas, como escovar os dentes. Mas, claro, o consumo diário vai depender da modalidade e da intensidade do exercício. Quem quer emagrecer deveria prestar atenção na freqüência cardíaca durante a corrida ou caminhada, exatamente como fazem os que se preocupam só com o condicionamento cardiorrespiratório. “O ritmo dos batimentos indica o quanto de gordura o corpo está queimando”, justifica Luciana Angiolucci, professora de educação física na Academia Curves, em São Paulo. Mas atenção: isso não significa que você tem que se esfalfar na esteira. Suar a camiseta não emagrece. Então, não se engane se, ao subir na balança após o exercício aeróbico, o ponteiro apontar para baixo. O que você eliminou, na verdade, foi apenas água e sais minerais. Basta ingerir o primeiro copo do líquido e pronto: ele é reposto e o peso volta ao normal.

Para derreter a gordura, os batimentos devem ficar entre 60 e 75% da sua freqüência cardíaca máxima. Quem desrespeita esse limite fica sujeito a um mal-estar súbito – de um desmaio a um problema cardiovascular. É fácil calcular qual a intensidade mais adequada ao seu caso. Basta fazer esta conta bem simples: 220 – idade x 0,60 ou 0,75. O número obtido refere-se aos batimentos cardíacos que você deve atingir em 1 minuto de atividade. E, para a queima calórica, você tem que se exercitar no mínimo três vezes por semana durante meia hora. Você há de convir que não é nenhum sacrifício, certo? “É claro que o emagrecimento depende do metabolismo individual, mas, em geral, pode-se perder cerca de 2 quilos ao final de três semanas”, diz Luciana Angiolucci.

Importante: seja qual for a sua idade, consulte um cardiologista antes de iniciar seu programa de atividade física. Assim, além de atingir o peso dos sonhos, você garante a saúde do coração.

Publicado em 7 de janeiro de 2009, em Saúde & Vida e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: