Adeus Carimbo


1/11/2006 14:53:00

Levendula Imagens Levendula Imagens Levendula Imagens Levendula Imagens Levendula Imagens Levendula Imagens Levendula Imagens Levendula Imagens

O Photoshop CS2 trouxe uma ferramenta extraordinária para remoção de manchas e elementos sem precisar identificar a área de origem e destino, como acontece com o Carimbo e o Band-aid.

Altair Hoppe

Quando precisamos apagar um “bicão” de uma foto ou remover uma espinha, mancha, sujeira ou um pequeno aranhão, até hoje as ferramentas mais recomendadas eram o Carimbo (S) e a Recuperação do Pincel (J). Porém, a tarefa de identificar uma área de origem pressionando a tecla ALT e depois passar o pincel sobre a área de destino é uma tarefa repetitiva, e muitas vezes, chata.

Para acabar com esse sofrimento, o Photoshop CS2 acrescentou uma ferramenta revolucionária. Trata-se do Pincel de Recuperação para Manchas (J). Basta clicar sobre as manchas, rugas e espinhas e está pronto. Com essa ferramenta, você não precisa mais definir uma área de referência (origem). Ela gera e aplica, automaticamente, uma amostra baseada nas áreas próximas do retoque, preservando e mesclando textura, iluminação e sombras. Vamos ver como isso funciona na prática. Veja a figura 1. Note que próximo a linha do horizonte existe um intruso na imagem, o famoso “bicão”. Observe também que no lado direito da foto aparece uma parte do remo e do braço do remador. Para deixar a mensagem da foto mais clara, vamos eliminar esses dois elementos. Primeiro, vá a barra de ferramenta e selecione a ferramenta Recuperação para Manchas (fig. 2). A seguir vá na barra de opções da ferramenta e em propriedades do pincel aumenta a Dureza para 100% (fig. 3). Se você deixar as bordas do pincel suaves, na maioria das vezes, o resultado é impreciso.

Agora vem a parte mais fácil. Passe de uma única vez o pincel sobre toda a área ocupada pelo “bicão” (fig. 4). Depois solte o pincel. Mágica! Automaticamente, o Photoshop copia áreas próximas e elimina o objeto selecionado (fig. 5). Veja que além de eliminar o elemento indesejado essa ferramenta gera uma mesclagem suave e natural graças aos recursos automáticos de composição de textura e iluminação. Repita esse processo para eliminar o remo e o braço no canto inferior direito da imagem. A figura 6 mostra o resultado final das remoções. Mais um exemplo. Veja a figura 7. Ninguém merece dois relógios para controlar o tempo. Que tal remover pelo menos um e aliviar a pressão? Selecione a ferramenta Recuperação para Manchas e passe sobre o relógio. Não esqueça: faça a seleção de uma única vez. Em segundos está removido o relógio. A figura 8 mostra o resultado final. Fantástico, não é verdade? A tradução para inglês da ferramenta Recuperação para Manchas é Spot Healing. Até a próxima!

Altair Hoppe é autor dos livros Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais Volume 1 e 2 e Fotografia Digital Sem Mistérios. Encontre mais truques site http://www.photoshopbrasil.com.br. Dúvidas e sugestões pelo e-mail: altair@photos.com.br

Publicado em 3 de março de 2009, em Photoshop e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: