Marca D´água


Levendula Levendula Levendula Levendula Levendula Levendula

Aprenda a criar no Photoshop o efeito que protege suas fotos da pirataria

Altair Hoppe

A fotografia digital, sem dúvida, trouxe muitas vantagens para a produção e captação de fotografias. A principal delas é a velocidade. Hoje, o tempo entre clicar e publicar uma foto numa revista, jornal ou site, às vezes, é questão de minutos. No entanto, nem tudo são flores. A publicação de imagens em sites e fotologs na internet, ou ainda, o envio por e-mail de fotos de ensaios ou produções abriu espaço para um novo mercado: a pirataria de imagens digitais.

Fotos de amostra, conhecidas também como index ou copião digital, pode virar com a ajuda de programas de interpolação de imagens, matéria-prima de boa qualidade para ampliação e reprodução em álbuns, folders, outdoors, jornais e revistas. Além de a fotografia ser digital, o fotógrafo ser digital, agora o ladrão também é digital. E todo cuidado é pouco. Nesta edição, vamos mostrar uma das formas mais eficientes de complicar a apropriação indevida de imagens digitais. A marca d´água além de indicar o nome do autor da imagem tem a função de preservar o direito autoral. Mas, atenção! Não adianta colocar uma marca d´água num cantinho da foto. Não confunda marca d´água com assinatura digital. Vamos ao passo-a-passo.

Crie um novo arquivo pelo menu Arquivo > Novo (CTRL N). Nesse exemplo, vamos criar um arquivo com as dimensões de 10cm de largura por 5cm de altura com resolução de 300DPI (fig. 1). Na área de trabalho do arquivo, crie ou importe sua logomarca. Aqui, vamos trabalhar com uma logomarca simples, que contém apenas o nome “Altair Hoppe” e o símbolo de marca registrada “®”. A figura 2 mostra a logomarca pronta. Agora, selecione toda a imagem com o atalho CTRL A. Finalmente, acesse o menu Editar > Definir Predefinição de Pincel (fig. 3). Observe que aparece uma caixa de diálogo que solicita o nome para esse pincel. Nesse exemplo, colocamos “Marca – Altair Hoppe”. Agora, feche esse arquivo e abra as fotos em que deseja inserir as marcas d´água.

Com as fotos abertas, selecione a ferramenta Pincel (B) e acesse na barra de opções as propriedades do Pincel. Veja que há uma lista de tipos de pincéis. Role a barra de pincéis até o final. Veja que o último pincel é o pincel “Marca – Altair Hoppe”. Selecione-o (fig. 4). Mova seu pincel para cima da imagem. Surpresa! Observe que agora o formato do pincel é o da sua logomarca.

Agora ficou fácil. Pressione a letra D para deixar a cor de primeiro e segundo plano preto e branco. Se o branco não estiver na cor de primeiro plano, pressione X para inverter. Também aumente ou reduza o tamanho do pincel. Para ser mais rápido, use as teclas de atalho abre colchetes [ e fecha colchetes ]. Na barra de opções do Pincel, reduza a opacidade para 40% (fig. 5). Pronto, agora o pincel está com a cor, tamanho e opacidade certos, finalmente mova o cursor sobre a imagem e clique. Pronto! Diga, a verdade. É ou não é fácil?

Veja na figura 6, que mostra o resultado final, que colocamos a marca d´água em um tamanho bem grande. Por quê? Quanto maior a área que a marca d´água cobrir na imagem, principalmente, em sua área central, mais difícil será para o “chupador de imagens” usá-la indevidamente. O trabalho de edição para remover a marca d´água seria muito demorado e com um resultado impreciso, principalmente, nas áreas com muitos detalhes e movimentos em curva. Espero que tenha gostado dessa dica. Até a próxima!

Altair Hoppe é autor dos livros Adobe Photoshop para fotógrafos Volume 1, Volume 2 e Fotografia Digital Sem Mistérios. Participe da coluna enviando sugestões de matérias, comentários ou tirando dúvidas pelo e-mail altair@photos.com.br.

Publicado em 3 de março de 2009, em Photoshop e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: