Fotos Panorâmicas


24/4/2006 13:06:00

Reprodução Reprodução Reprodução Levendula Levendula Levendula Levendula

Diferente de outros métodos, a criação de panorâmicas no Photoshop é um processo muito fácil e rápido

Altair Hoppe

Ainda hoje, muitos fotógrafos precisam trabalhar com fotos panorâmicas. Mas, no mercado, há poucas alternativas de filmes nesse formato. A solução é fotografar três, quatro ou mais imagens no mesmo plano e, depois, partir para a edição digital. Nesse campo, o Photoshop realmente é imbatível! O comando Photomerge é um poderoso recurso, que faz automaticamente a montagem de imagens em formato panorâmico como num passe de mágica. Veja abaixo como funciona o passo-a-passo:

O primeiro passo é acessar o comando Photomerge pelo menu Arquivo > Automatizar (fig.1). Atenção! Não é necessário abrir as imagens antes de executar o comando! Apenas abra o Photoshop e acesse o menu Arquivo > Automatizar. A seguir, aparece uma caixa de diálogo solicitando o nome dos arquivos que irão compor a foto panorâmica. Use a opção Localizar para indicar o local e os arquivos que irão compor a montagem (fig. 2). Clique “OK”. Agora, o Photoshop começa a abrir os arquivos e fazer a fusão das fotografias, levando em conta a área de diferença entre elas. Em segundos a imagem está composta (fig. 3). Caso não fique perfeito, você pode fazer pequenos ajustes com as ferramentas do comando Photomerge.

Eventualmente, nas áreas de transição, pode ocorrer uma pequena falha, principalmente diferenças de cor entre uma foto e outra. A solução é utilizar a ferramenta Recuperação (J) para suavizar a transição de tonalidades.

Além do processo automatizado, podemos fazer a montagem de fotos panorâmicas manualmente. Primeiro, abra as fotos. Depois, crie um novo arquivo nas dimensões de uma foto panorâmica. Agora, pegue a ferramenta Mover e desloque todas as imagens para dentro desse novo arquivo. Sobreponha as imagens visualmente, deixando elas mais ou menos na posição de interligação. A seguir, acesse a paleta Camadas e escolha o modo de mesclagem Diferença. Mova uma foto sobre a outra até que ambas fiquem pretas. Ao chegar nesta condição, as fotos estarão devidamente alinhadas. Finalmente selecione a ferramenta Borracha, escolha um pincel bem macio e apague o excesso de imagem até criar uma transição bem suave. Até a próxima!

Altair Hoppe é autor dos livros Adobe Photoshop para fotógrafos e Fotografia digital sem mistérios. Participe da coluna enviando sugestões de matérias, comentários ou tirando dúvidas pelo e-mail altair@photos.com.br

Publicado em 4 de março de 2009, em Photoshop e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: