Marketing Multinível, um novo conceito ou pura frustração ?


Surgiu na década de 1940, com o químico americano chamado Carl Rhenborg. Ele não estava satisfeito com o sistema de distribuição atual, onde o distribuidor ganhava somente aquilo que vendia. Então ele pensou no conceito de rede, ou seja, quem nunca indicou um restaurante ou uma lanchonete, mas o que o restaurante ou a lanchonete lhe pagaram por isso? Nada. Exatamente aí que estava o erro segundo Rhenborg. Então resolveu criar um sistema diferente, um sistema de bonificação onde o revendedor ganharia um percentual sobre o que outros distribuidores que ele trouxe para a companhia vendessem.

De acordo com a obra de Bernard Lalonde, “É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados”. O que reforça a idéia de o modelo de Marketing de Rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.

Marketing de Rede é uma espécie de franquia pessoal, ou seja, ao invés de pagar R$ 100.000,00 pela taxa de franquia, o empreendedor paga um valor bem menor. Esse é bem pequeno, em torno de R$30 a R$150 na maioria dos casos. Entretanto, a grande maioria das empresas cria pacotes de ingresso que incluem determinada quantidade de produtos, o cadastro como distribuidor, somado a esses pacotes de produtos.

Por vezes, é difícil estabelecer uma fronteira entre marketing multinível e um esquema de pirâmide. Simplificando os conceitos, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, onde não existe produto, movimentando dinheiro somente com a entrada de novos membros e com suas taxas de mensalidades, ou seja, um sistema onde não existe um produto sendo comercializado. Já em marketing de rede, existe um produto ou um serviço sendo comercializado. Os ganhos dos empresários/distribuidores vem de diversas formas como: ganho na revenda dos produtos, ganho no recrutamento de novos distribuidores, participação nos lucros da empresa, entre outras formas de ganhos dependendo da empresa.

Resumindo: Marketing de Rede ou Multinível, nada mais é do que uma forma inovadora de se ganhar dinheiro fazendo o que já fazemos comumente e sem premiações, indicar os serviços ou produtos das empresas, no intuito de tornar cada consumidor/cliente, um novo sócio com participações nos lucros da empresa.

Publicado em 7 de março de 2009, em Negócios & Marketing e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. quero contribuir com a sua matéria Alex, veja a pagina do meu site sobre MMN http://www.eraldonaz.com/mmn

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